segunda-feira, 14 de março de 2011


No lançamento do Nintendo DS, conhecido pelas siglas NDS e NDSL — para a versão Lite do console —, em dezembro de 2004, o portátil chamou a atenção por sua jogabilidade extremamente diferenciada, que vinha marcar o início de uma nova era nos consoles Nintendo, reafirmada pelo lançamento do Nintendo Wii, console caseiro marcado por sua interatividade.

O NDS tem duas peculiaridades que o diferenciam dos consoles concorrentes: a primeira, e mais notável, são suas duas telas (daí o nome DS, abreviação do inglês Dual Screen), e a segunda reside na experiência diferenciada de jogo.

Jogabilidade Especial

O que há de mais inovador no portátil não são as duas telas, mas apenas uma delas. A tela inferior — localizada próximo dos controles do videogame — é sensível ao toque, funcionalidade mais utilizada do portátil, que somada ao microfone embutido (usado para captação de voz e de sopro em alguns jogos do console).

Infelizmente, a função de sensibilidade ao toque gera grandes dificuldades na hora de realizar uma emulação do NDS em computadores, já que não é muito comum encontrar computadores dotados de monitor sensível ao toque.

Incompatibilidades

Hoje isso foi contornado com o uso do mouse ao invés de uma tela especial, entretanto, é impossível chegar sequer perto da experiência de jogo original. Outra barreira imposta pelos emuladores de DS é a incompatibilidade com grandes nomes do console.

Um grande exemplo desse problema é o aclamado Mario Kart DS, incompatível com todos os emuladores existentes até o momento. Além de Mario Kart DS, o iDeaS não é compatível com grandes nomes como CastleVania, NintenDogs e Madden NFL 2006. Entretanto, com diversos outros jogos da plataforma o iDeaS funciona perfeitamente.

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